Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Opiniões #1: Politica


Porque as pessoas me olham torto quando digo que odeio politica?

Porque me chama de analfabeto politico e de “americanizado vendido” quando digo que nosso modelo tupiniquim de “não vi, não sei” esta morto em decomposição?

Afinal, porque tenho que gostar de politica? Porque tenho que ser versado nos discursos ufanistas e canhestros de políticos? Porque tenho que aprender que a direita é invenção do satanás e a esquerda é a salvação (ou vice-versa)?

Eu entendo de politica, arranho em economia, me pauto em varias fontes neutras, leio blogs de articulistas, vejo até o diário oficial da minha cidade/estado/pais. Mas mesmo assim, me olham como se eu fosse o pior dos hereges quando digo “a politica apodreceu e está fedendo”.

Eu tenho que gostar de politica? Eu tenho que discursar pelo “partidão”? Ser massa da manobra controlável e suscetível para ser uma pessoa “politicamente engajada”? Tenho que ser gado, ruminando e mugindo palavras de protesto e cartazes em passeatas? Para defender o que? Para defender quem? Uma politica que não me devolve os serviços necessários? Uma politica que me usurpa direitos em favor dos “direitos deles”? Uma politica de “policia de pensamento” instaurada em escolas, repartições publicas, até mesmo em nossas casas?

Afinal, porque tenho que ser um “alfabetizado politico”? Bertolt Brecht escreveu que o analfabeto politico não sabe o preço das coisas, que é dele a culpa de existir o politico corrupto, a prostituta, o menor abandonado. A culpa é do analfabeto politico, ou do governo que assim o quer? Porque só o lado bom do partidão é ensinado nas escolas? Eu sei o preço do feijão, do arroz, do óleo, da batata, e a cada dia me arrependo de saber, pois vejo preços subirem e subirem, diminuindo ainda mais meu poder aquisitivo. Eu nunca criarei prostitutas, ou meninos de rua, pois sei que se um dia tiver filhos, os ensinarei a seguir o caminho da honestidade e da consciência limpa, para eles também ensinarem aos seus filhos e assim por diante.

Estufo o peito e digo: ”SOU UM ANALFABETO POLITICO, MAS NÃO SOU UM ANALFABETO MORAL”. Sei o meu lugar e sei o meu papel.

O analfabetismo politico não é mais a ignorância de não saber sobre o que acontece ao seu redor, É O REFUGIO DO HOMEM DE BEM DIANTE DE UMA SOCIEDADE PALERMA E INUTIL, FELIZ COM O SEU ‘BOLSA-FAMILIA’ E SEU ‘BBB’ E DE UMA POLITICA CORRUPTA E DESGRAÇADAMENTE SINICA, PARA DIZER A TODOS QUE ‘NÃO VIU NADA, NÃO SABE DE NADA’...

Sou um analfabeto politico, para não chorar de vergonha diante do cenário distopico e sádico que Brasil me apresenta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...